Notícias

Fique por dentro das novidades sobre os produtos e mercado.

 

Grampo de Ancoragem

Grampo de Ancoragem

13/12/2017

O Grampo de Ancoragem é um sistema destinado a ancoragem de máquinas de grande porte aos trilhos de translação. Sua função é o estacionamento de equipamentos que sofrem influência das áreas de vela, como ações de ventos e locomoção indesejada, e portanto sua instalação garante maior segurança ao equipamento e aos operadores destas máquinas.

 

Maquina de Patio em uma mineradora  
Retomadora utilizada na mineração

 

Carregador de navios em um Porto
Guindaste Portuário utilizado na movimentação de carga geral e containers

 

Qual a importância do Grampo de Ancoragem?

 

Grandes equipamentos como Retomadoras de Minérios, Carregadores e Descarregadores de Navios, utilizam trilhos para os deslocamentos, sendo instalados normalmente em locais abertos, descampados ou à beira mar, chegando a atingir altura equivalente a um prédio de 20 andares, e com isso sofrem muita influências dos ventos.

Sendo assim, se estes equipamentos não tiverem um sistema de segurança conforme a norma (NR-29 – Segurança e Saúde no Trabalho Portuário), e ocorrer algum acidente, a empresa poderá ter prejuízos financeiros, perda do equipamento perda de carga, e o mais grave: perda de vidas humanas, além de correr o risco de não ser indenizada pelas seguradoras e prejuízo de marca por exposição negativa na mídia, o que pode ser irreversível.

 

 

Conforme a NR29 no artigo 29.3.5.18.1: “Todo equipamento de guindar* sobre trilhos deve ser dotado de sistema de frenagem e ancoragem a fim de evitar o seu deslocamento acidental pela ação do vento.

 

Link para Norma           

 

Estes acidentes ocorrem frequentemente, veja no vídeo abaixo, um Carregador de Navios desgovernado movido pelas ações dos ventos. A falta do Grampo de Ancoragem permitiu que os ventos arrastassem o Carregador de Navios até se chocar com outros Carregadores, causando assim um efeito dominó. Por sorte, não havia nenhum navio ou colaborador no caminho do guindaste portuário:

 

 


https://www.youtube.com/watch?v=eOnFgkqFSS4

 

 

Como funciona o Grampo de Ancoragem?

 

O Grampo de Ancoragem atua como freio de estacionamento e é ideal para frenagem estática. Quando o equipamento recebe “informações” sobre falta de energia, excesso de ventos ou estacionamento , as pinças “grampeiam” de forma automática no trilho, impedindo o deslocamento do equipamento até a necessidade de sua movimentação.

Sendo um equipamento totalmente automático, não é necessário a intervenção humana, garantindo assim maior segurança e produtividade

 


Grampos de Ancoragem instalados em um carregador de navios 

 

 

Meu equipamento já tem freio, eu preciso usar um Grampo de Ancoragem?

 

Caso essa questão passou em sua cabeça, vamos entender a função e uso do Grampo de Ancoragem:

No caso de ventos com velocidades elevadas (acima de 72 km/h ou 20m/s), os freios instalados nesses equipamentos, não asseguram a imobilidade dos mesmos, pois estes freios são de operação e não de estacionamento.

O ideal é a instalação do Grampo de Ancoragem, que assegurará a imobilidade do equipamento.

Fazendo uma analogia com nosso dia-a-dia, é como se você utilizasse o freio de mão do seu carro para frenar durante o trânsito, não é o adequado.

 

 


Detalhe do Grampo de Ancoragem Tec Tor em uma Retomadora de Minério 

    

Não arrisque a sua segurança e de seus colaboradores conheça nossa linha de Grampos de Ancoragem clicando aqui e solicite um orçamento.

 

Compartilhar